quarta-feira, abril 01, 2009

Aprovado mercado de trabalho exclusivo para zootecnista


Recebi um e-mail de um amigo com a seguinte noticia publicada no site www.dci
.com.br

Agência Câmara



BRASÍLIA - A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na terça-feira (9) o Projeto de Lei 2824/08, do deputado Zequinha Marinho (PMDB-PA), que proíbe os agrônomos e veterinários de exercerem a profissão de zootecnista. O autor explicou que quando essa profissão foi criada, em 1968, não existia nenhum curso de zootecnia no Brasil. Por isso, agrônomos e veterinários vêm exercendo a atividade.


Os zootecnistas são responsáveis pelo estudo e controle da reprodução, aprimoramento genético e nutrição de animais criados com fins comerciais. Eles trabalham para aumentar a produção e melhorar a qualidade dos artigos de origem animal. Além disso, pesquisam formas de garantir as condições de higiene e de prevenir e combater doenças.


Substitutivo

A comissão aprovou o substitutivo do relator, deputado Carlos Alberto Canuto (PMDB-AL), que aproveita duas emendas da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ). Ambas especificam mais claramente os critérios que justificarão a permanência da validade do registro dos agrônomos e veterinários que já trabalham na área de zootecnia.



O projeto assegura, a esses profissionais, o direito de continuar exercendo a profissão, e veda apenas a entrada de outros agrônomos e veterinários nesse mercado de trabalho. De acordo com as emendas aprovadas, os agrônomos e veterinários deverão comprovar a atuação na área da zootecnia por um período mínimo de cinco anos ininterruptos, ou dez intercalados, até a data de vigência da lei.


O primeiro curso de zootecnia do Brasil foi implantado em 1970, em Uruguaiana (RS). Hoje, há um expressivo número de zootecnistas formados por mais de 60 faculdades. A matéria tramita em caráter conclusivo e segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).




Continuemos na LUTA!

Um comentário:

  1. Nós estudantes só temos a ganhar com essas iniciativas.

    ResponderExcluir