terça-feira, abril 27, 2010

Embrapa lança FertOnline e poderá ser aplicado a diversas culturas


A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE) exibe na sétima edição do Ciência para a Vida, exposição de tecnologia agropecuária da Embrapa, em Brasília (DF), o software para recomendação de sistemas de adubação FertOnline. Desenvolvido sob a coordenação do pesquisador Lafayette Franco, o FertOnline está disponível na página da Unidade – www.cpatc.embrapa.br - e é capaz de recomendar ao produtor a sistematização da adubação da cultura. Inicialmente aplicado às plantações de coqueiro anão e gigante, o programa pode ser expandido para outras culturas, desde que haja dados disponíveis sobre características de solo e folhagem para alimentar o sistema.

O aplicativo usa a análise das folhas e do solo na região onde se encontra o plantio como base para os cálculos de recomendação dos tipos de fertilizante, misturas e quantidades. O resultado é customizado para a propriedade especificada na consulta. Servem como parâmetro para o sistema dados sobre características do solo e das folhas de coqueiro coletados em estudos de campo ao longo de uma década.

O grande trunfo do FertOnline é levar ao produtor, de forma gratuita e simples, informações importantes sobre o manejo da lavoura, antes disponíveis apenas em publicações técnicas pouco acessíveis e com linguagem complicada.


FONTE
Embrapa Tabuleiros Costeiros



Link para ACESSO: FertBio

Nenhum comentário:

Postar um comentário