terça-feira, maio 04, 2010

Os mitos do vegetarianismo


Uma publicação feita por Stephen Byrnes, ND, Ph.D., RNCP, tradução de José C. B. Peixoto médico homeopata, sempre esteve na internet e muito criticada pelos "vegans",  não tiro o motivo ou a razão que induzem ao não consumo de produtos de origem animal, gosto é gosto! Mas acredito quem os bilhões de anos que se levaram até a existência do Homo sapiens deva existir uma razão por hoje termos uma dieta Onívora. Na alimentação retiramos parte dos nutrientes essênciais como vitaminas, minerais, gorduras e aminoácidos de alimentos de origem vegetal e parte de origem animal, o que torna cada nutriente insubistituível, caso contra irá determinar uma deficiência, causando algum problema de saúde. Isso não é nenhum tipo de inverdade, pois em qualquer que seja o livro ou trabalho estará escrito isso e certamente mais detalhado. Desde já esclareço que não é nenhum tipo de ataque a grupos vegetarianos apenas uma forma de explicar o que se tem feito e  que muito mudou.

Tá ai a primeira parte: Vale a Pena ler!

Os Mitos do Vegetarianismo
por Stephen Byrnes, ND, Ph.D., RNCP,
(tradução de José C. B. Peixoto médico homeopata)
"Uma determinação inflexível de levar o todo das evidências em conta é o único
método de preservar-se contra os extremos flutuantes da opinião em moda" 
Alfred North Whitehead

Bill e Tanya sentaram diante de mim, em meu consultório com um humor sombrio: eles tinham perdido há pouco o seu primeiro bebê no segundo mês de gravidez. Tanya estava particularmente chateada: “Por que isto aconteceu a mim? Por que eu falhei com meu bebê?" O jovem casal tinha vindo me ver principalmente por causa das infecções respiratórias periódicas de Tanya, mas também queria algum conselho de como eles poderiam evitar a preocupação de outro fracasso numa nova gravidez.
Questionando Tanya sobre a sua dieta, eu percebi rapidamente  a causa das suas infecções, como também de seu aborto: ela teve virtualmente não ingeria nenhuma gordura em sua dieta e era, basicamente, uma vegetariana. Por causa da retórica abundante da mídia sobre os supostos perigos do consumo de produto animal, ao contrário dos supostos benefícios para a saúde oferecidos por um estilo de vida vegetariano, Tanya tinha removido deliberadamente alimentos tais como a nata, manteiga, carnes e peixes de sua dieta. Embora ela gostasse de fígado, ela o tem evitado devido a preocupações com suas eventuais "toxinas."
Tanya e Bill saíram com um frasco de vitamina A, outros suplementos e uma prescrição dietética que incluía quantias abundantes de gorduras animais e carne. Ao deixar meu consultório, Tanya olhou para mim e disse com pesar: "eu às vezes não sei o que acreditar. Em todos os lugares eu recebo a recomendação de alimentos com baixo teor de gordura, e de origem vegetal. Eu segui isto, e olhe o que me aconteceu." Eu a assegurei que se ela e o marido mudassem suas dietas e que fosse dado um tempo suficiente para seu útero debilitado para se curar, eles seriam, no devido tempo, felizardos pais. Após eles se irem, eu tremi minha cabeça com descrença e preocupação: eu sabia que eles não eram os únicos.
Junto com o temor da gordura saturada e do colesterol das últimas décadas veio a noção que o vegetarianismo é uma opção dietética mais saudável para pessoas. Parece como se todo perito de saúde e todos os órgãos de saúde de governo estivessem estimulando as pessoas a comer menos produtos animais e consumir mais legumes, grãos, frutas e legumes. Junta a essas exortações são feitas afirmações e estudos que provariam que o vegetarianismo é supostamente mais saudável para as pessoas e que o consumo de carne causaria doença e morte. Porém, várias autoridades médicas questionaram estes dados, porém essas objeções têm sido ignoradas.
Como nós veremos muitas das virtuosidades vegetarianas não podem ser substanciadas e algumas são simplesmente falsas e perigosas. Há benefícios, com certeza, em dietas à base de vegetais para certas condições de saúde, e algumas pessoas podem funcionar melhor com menos gordura ou proteínas, mas, como um médico que já lidou com vários tipos de vegetarianos (até vegetarianos absolutos), eu conheço plenamente os efeitos perigosos de uma dieta destituída de produtos animais saudáveis.
É meu desejo que todos os leitores avaliem com mais cautela uma posição a favor do vegetarianismo depois de ler este artigo. É importante notar que há tipos diferentes de vegetarianismo, desde dietas lacto-vegetarianas (que incluem produtos lácteos) e dietas do tipo lacto-ovo-vegetariana (com a inclusão de produtos lácteos e ovos). As advertências nutricionais que se seguem são dirigidas, principalmente aos que têm uma dieta em que faltam totalmente produtos de origem animal. 

Esse não é nenhum mito é o caso relatado pelo Médico, depois irei postar os mitos e comentá-los.
COMENTEM VOCÊS


No mais fica o link pra download de toda a entrevista >>>>>  DOWNLOAD

2 comentários:

  1. como deus disse nem só de pão viverá o homem..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo é claro que nem só do pão o homem vive,ele precisa de uns vegetais,ele precisa de frutas,legumes,cereais,etc... O homem é tão folgado,"pratico",que alimenta os animais com os nutrientes que ELE deveria se alimentar para depois consumir indiretamente os nutrientes através da carne morta de um pobre,infeliz animal.

      Excluir