sexta-feira, julho 16, 2010

Boi "Europa" vale o mesmo que boi "comum"




Em muitos frigoríficos, o "boi Europa" (bovinos provenientes de fazendas cadastradas na lista Trace e aptos a serem exportados para a União Européia) vale o mesmo que o boi "comum".

O prêmio no pagamento por este tipo de animal já chegou a mais de 10% em momentos de oferta reduzida, especialmente quando o cadastro das fazendas na lista Trace estava no início.

No ano passado o ágio caiu no segundo semestre e ficou em torno de 3% a 5% em agosto, beirando 1% no ápice do confinamento de 2009 (outubro e novembro).

Neste ano a situação se repete. Isso porque a maior parte das fazendas cadastradas na lista Trace realizam o confinamento e a oferta deste tipo de animal aumenta no segundo semestre.

Atualmente, em boa parte dos frigoríficos não há ágio no pagamento pelo "boi Europa". Quando muito, dependendo do frigorífico e do estado, existe um ágio de 2%.

Com o pequeno ágio ou a ausência dele, muitos pecuaristas alegam que não há vantagem no esforço para o cadastro e manutenção das fazendas na lista Trace.

Por Maria Gabriela O Tonini

Fonte: Scot Consultoria


________________________
Curto e gorsso, é nisso que dá, aquela velha frase "é pra inglês ver". Espero que em um futuro não muito longe a "liga dos produtores rurais" descubram e tamanho do seu poder! Faz tudo do jeito que os frescos querem! Aí pagam o que acham?!? até quando?!


WebMaster

Nenhum comentário:

Postar um comentário