terça-feira, agosto 17, 2010

Carne do futuro pode ser artificial, afirma cientista


 
Governo britânico pediu pesquisas sobre alimentação global em 2050. Com recursos naturais mais caros e escassos, comida desenvolvida em laboratório pode ser a melhor alternativa.
Se você gosta de carne, corra para uma churrascaria, porque renomados cientistas acreditam que em 40 anos não haverá suculentos bifes para todo mundo. Muitos terão de comer carne produzida em laboratório.
 
A advertência faz parte de uma série de 21 artigos científicos encomendados pelo governo britânico para projetar a situação alimentar do mundo em 2050. As conclusões: a população será de 9 bilhões de pessoas, e o consumo per capita de alimentos também crescerá, principalmente nos países em desenvolvimento.
 
Por isso, será necessário aumentar muito a produção de alimentos. Haverá competição por terra e por água, e o preço da comida vai subir.
Nos últimos anos, a tecnologia ajudou. Técnicas de plantio, melhora nas sementes e controle de pragas aumentaram a produtividade.
 
Na pecuária, estudos genéticos, inseminações artificiais e redução de doenças fizeram os animais terem mais peso (30% a mais no caso das vacas desde 1960) e darem mais leite (30% a mais por vaca no mesmo período).
Chegará um momento, porém, em que preconceitos deverão ser deixados de lado. Aí entra a carne artificial, ou produzida em laboratório.
 
"A carne in vitro já se provou factível e pode ser produzida de uma forma mais saudável e higiênica que na pecuária atual", disse Philip Thornton, do Instituto Internacional de Pesquisas em Pecuária de Nairóbi, no Quênia.
 
Estudos sobre carne in vitro começaram há cerca de dez anos. Trata-se de retirar células de um animal vivo e fazer com que se reproduzam até virar tecido muscular. Em janeiro, europeus criaram carne de porco assim.
Curioso é que a discussão surja agora, quando o Reino Unido investiga se a carne de filhos de uma vaca clonada foi aos mercado sem aviso a autoridades e consumidores.
 
Para os cientistas, a necessidade poderá obrigar a população que hoje teme animais clonados a aceitar a carne produzida em laboratório.
 
Fonte:Jornal Folha de S. Paulo, Ciências/SP – 17/08/2010

...::>>>> Será possivel?? questionem!!! expressem suas opiniões,comentem

Abraço a todos!


WebMaster

2 comentários:

  1. Rapaz eu como zootecnista em formação e ciente da luta que temos para criar e nutrir um animal que servirá para alimento, sou totalmente contra e abomino tal tipo de consumo desta carne, pois esta "carne" criada em laboratório será mais cara do que a carne criada na fazenda, convenhamos que isto é uma espécie embargo contra o Brasil neste item de alimentação e restrição a nossa profissão, que já é tomada por agronomos e veterinarios

    ResponderExcluir
  2. sou totalmente a favor levando em conta que pecuária agride o nosso meio ambiente, 9% de todo co2 que emitimos no mundo, e sem contar que essa carne será mais barata que a convencional,pois se tiver um possivel investimento do governo os gastos para produzir carne em laboratório,sera mais viável do que todos os gastos para criar esses animais,agua,alimento,veterinario terra e outros

    ResponderExcluir