quinta-feira, outubro 14, 2010

PecForum discute a nova pecuária


O PecForum será realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2010 em Uberlândia (MG), no centro logístico da moderna pecuária bovina brasileira. O evento reunirá mais de 600 pecuaristas de gado de corte de todo o País, além de profissionais ligados à cadeia produtiva da indústria de carnes e do setor de insumos, inclusive do exterior.

"O consumo per capita de carne bovina, embora consolidado nos países ricos, começa a crescer geometricamente nas economias emergentes e constitui um novo desafio para as nações que, como o Brasil, dispõem de áreas, tecnologias e produtores competentes para atender ao crescimento da demanda de proteínas nobres, que a FAO prevê aumentar em mais de 70% nos próximos 40 anos", pontifica Silmar César Müller, consultor de agronegócios, um dos idealizadores do evento e diretor da ProBiz, empresa organizadora do encontro.

O PecForum conta com o apoio das principais entidades pecuárias, como Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), além do Sindicato Rural de Uberlândia e outras. O evento tem ainda o apoio da TV Terraviva, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, e do grupo Safras & Mercado, além de importantes empresas fornecedoras de insumos e produtos para a cadeia da carne bovina.

"O Brasil – lembra Müller – é o maior exportador, o segundo maior produtor e consumidor e já é o quarto maior consumidor per capita de carne bovina, com mais de 37 quilos por pessoa/ano, atrás dos Estados Unidos, Argentina e Uruguai. Nos últimos anos, já superamos Austrália (35), Canadá (32) e a média dos 27 países da União Européia (17 quilos)".

"A China emergente, enquanto isso, ainda está em 4 quilos per capita/ano, com imenso potencial pela frente, bastando lembrar que os chineses de Hong Kong já consomem 24 quilos. E os países da África, continente com 1 bilhão de habitantes, com raras exceções sequer figuram ainda no rol dos 30 principais consumidores mundiais. Se lembrarmos que alguns deles, como Angola, estão crescendo em ritmo chinês, é fácil imaginar o imenso potencial de demandas novas que temos pela frente", esclarece o promotor do PecForum.

Somente na próxima década a produção brasileira de carne bovina precisará crescer em mais 2 milhões de toneladas anuais para atender às novas demandas internas e externas, prevê Muller, com base em estudo projetivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). "O objetivo do encontro é exatamente a discussão de novas formas de gestão avançada para o crescimento sustentável da produção com rentabilidade para o pecuarista".

O momento da realização do PecForum, entre 17 e 18 de novembro, pós-eleições, é extremamente oportuno por coincidir com um período em que já estarão definidos o novo comando do País nas esferas federal e estadual, que poderão extrair do encontro subsídios fundamentais para seu planejamento, observa Müller.

"É o momento apropriado para um novo posicionamento da pecuária e para os pecuaristas firmarem compromisso com o crescimento sustentável ambientalmente, mas também para reivindicarem suas necessidades de sustentabilidade econômica, com garantia de renda para quem produz".

O evento é também uma excelente oportunidade para empresas com interesses no seu público-alvo. Interessados em patrocínios poderão obter maiores informações pelo e-mail pbeltrao@probiz.com.br.

As inscrições para o PecForum já estão abertas. Os interessados devem consultar o site www.probiz.com.br/pecforum, ou enviar e-mail para: contato@probiz.com.br ou ainda entrar em contato pelo telefone (11) 3755-0799.

FONTE
Texto Assessoria de Comunicações
Telefone: (11) 2198-1888

WebMaster

Nenhum comentário:

Postar um comentário