quarta-feira, outubro 06, 2010

Fósforo à Vista!


Foi anunciada recentemente a descoberta de uma jazida de fosfato (fósforo) localizada na Serra do Caeté, no Mato Grosso, a 300km de Cuiabá, com potencial de exploração de aproximadamente 450 milhões de toneladas.

A partir do início da exploração, o estado passaria da condição de importador para exportador de minérios. Lembrando que, atualmente, o Brasil importa cerca da metade de todo fósforo utilizado na produção de fertilizantes.

A descoberta faz parte do primeiro relatório do Projeto Fosfato Brasil, do Ministério de Minas e Energia, que há cinco anos realiza no estado o mapeamento geofísico para descoberta de minerais. O Mato Grosso foi o primeiro a aderir ao projeto.

Em artigo recente denominado “Em três fatos o fosfato é a vedete dos últimos tempos”, Richard Jakubaszko e colaboradores destacam a preocupação em relação à escassez de fosfato no mundo.

“O fósforo é um mineral finito e insubstituível, cujas reservas conhecidas e de exploração economicamente viável no presente podem se esgotar num prazo de 90 a 100 anos, se for mantido o ritmo atual de consumo mundial.”

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Comércio, Minas e Energia (SICME), o Mato Grosso consome 610 mil toneladas de fosfato por ano, utilizado, principalmente, na produção de grãos e recuperação de solos degradados.

A produção anual destes grãos custa hoje para o estado R$8 bilhões. Dessa forma, a exploração da jazida poderia representar uma redução dos custos de produção. 

Por Rafael Ribeiro de Lima Filho - Scot Consultoria

WebMaster 

Nenhum comentário:

Postar um comentário