segunda-feira, maio 31, 2010

Inseminação Artificial em Suínos - Globo Rural ( 23/05/2010)

        

De volta as atividades, após uma semana fora, estamos de volta, aproveitando a aportunidade que surgiu  sobre um pedido que foi feito em relação a inseminação artificial de suínos, no Domingo (23/05) foi exibido pela rede Globo, no Globo Rural uma matéria sobre a viabilidade econômica da inseminação artificial em suínos, conhecidência não! Então vou deixar o video aí pra vocês interessados ou não assistirem e aumentarem mais um pouco o conhecimento sobre o assunto!

DICA==> http://video.globo.com/  Basta entrar no site clicando no link ae e digitar uma palavra chave na busca, não tem segredo, tem muita coisa boa lá, aproveitem é de graça!

Abraço a todos.

Ps: Quando deixarem comentários, deixem e-mail para contato!!!



WebMaster

sexta-feira, maio 21, 2010

Zootec 2010


Bom só para não acharem que parei de postar essa semana estive meio ocupado, não podendo comparecer aqui no blog de maneira decente, peço desculpa ao pessoal que passou por aqui e não encontrou algo tão novo e semana que vem estarei ausente, pois irei ao ZOOTEC em palmas e consequentemente será muito difícil postar pois infelizmento sou apenas um atuando no blog, peço a compreenssão de todos e aqueles que forem ao ZOOTEC nos encontramos lá!!

Obrigado

WebMaster

segunda-feira, maio 17, 2010

Continuação dos Mitos




MITO #1:
O consumo de carne contribui para a escassez e esvazia os recursos naturais da Terra. Tem sido declarado que as terras de pastagem requeridas por vacas e ovelhas poderiam ser mais bem usadas com o plantio de grãos que poderiam alimentar milhões de famintos em países do Terceiro mundo. Além disso, tem-se afirmado que a criação de gado requer mais água do que fertilizantes para agricultura. Ambos os argumentos são ilógicos e simplistas. O primeiro argumento sobre as terras para pastagem ignora o fato de que uma porção grande de terra seca de nosso planeta é inadequada para o cultivo. As áreas de campo aberto, de deserto e as áreas montanhosas produzem seus frutos para o pastoreio de animais (1).
Infelizmente, boa parte de gado comercial não é alimentada no campo, mas em confinamento. Eles não ingerem gramas e arbustos (como seria adequado), mas são alimentados com uma mistura pouco natural de grãos e soja. É verdade que esta comida poderia ser utilizada por humanos. O argumento aqui, então, não poderia ser de que ao se comer carne está se esgotando os recursos da Terra, mas sim de que os métodos comerciais de agricultura o fazem. Tais métodos também sujeitam o gado a condições de vida deploráveis onde ocorrem infecções, se utilizam antibióticos, além de esteróides e de outros hormônios sintéticos que também são comuns. Tudo isso leva a produção de um gado pouco saudável, e por extensão, um produto alimentar pouco saudável. O gado alimentado organicamente, então, é uma escolha mais saudável e mais humana (veja no mito #15 mais sobre esse tópico). Sobre a argüição de que a criação de gado requer mais água do que para as plantações, deve ser assinalado que o consumo de água seria o mesmo pelo gado estivesse ele em liberdade ou em rebanhos dedicados à produção de alimentos. Adicionalmente, a urina dos animais no pasto, que contém principalmente água, é rica em nitrogênio necessário para suprir a terra. Muito da água utilizada na produção animal comercial é utilizada também para o cultivo de vários grãos, e mesmo da soja que alimenta esses animais. 
Se um esforço combinado fosse feito para devolver o conceito ecológico de “fazenda combinada” ou “mista” (mixed farm), (descrita abaixo), grandes despesas com água seriam desnecessárias. Uma ameaça mais séria para humanidade, e a Terra, é a monocultura de grãos e legumes, defendida por alguns grupos vegetarianos, que esgotam a terra e requerem o uso pesado de fertilizantes artificiais e agrotóxicos perigosos; agrotóxicos que precisam ser testados primeiro em animais para segurança (2). A solução? Pensadores perspicazes, a respeito dessa questão, propuseram o seguinte: Um consumidor educado e um fazendeiro consciente, juntos, poderiam promover um retorno de uma fazenda combinada (mixed farm), em que se uniriam o cultivo de frutas, legumes e grãos combinado com a criação de gado e aves, o que seria muito eficiente, econômico e ecologicamente correto. Por exemplo, galinhas correndo livres em áreas de jardim comendo insetos (uma espécie de peste), ao mesmo tempo provendo ovos de alta qualidade; ovelhas que pastam em pomares abreviam a necessidade de herbicidas; e vacas que pastam em bosques e outras áreas marginais provêem leite rico, puro, tornando estas terras economicamente viáveis para seus proprietários. Não é a produção animal que conduz à fome e à escassez, mas práticas agrícolas pouco inteligentes e sistemas de distribuição monopolísticas. (3) 
Uma “fazenda combinada” também é mais saudável para a terra e renderá mais colheitas do que aquelas administradas de acordo com as diretrizes tradicionais. O fazendeiro orgânico britânico e produtor de leite, Mark Purdey, mostrou com precisão que um campo de colheita em uma fazenda combinada renderá até cinco colheitas num ano, enquanto aquela com uma monocultura renderá só uma ou duas (4). Qual fazenda está produzindo mais comida para a população mundial? Purdey resume bem os horrores ecológicos das fazendas de alta produção dizendo:  - Nossos estabelecimentos agrícolas poderiam fazer muito bem em proscrever o negócio - fazendeiros estupefatos promovendo criação intensiva de gado, burocratas que produzem “boi-burguers” de modo industrial; com todas suas perdas, crueldade deplorável, sistemas anti-ozônio; drogas e outros produtos químicos que induziram a uma imuno-toxicidade que resultou na B.S.E. (síndrome da vaca louca – síndrome da encefalite bovina) [veja mito #13] salmoneloses, no desmatamento das florestas tropicais, etc. Nossa direção futura tem que buscar a média harmônica, saudável das fazendas combinadas, que ressuscita o antigo e tradicional sistema que têm nas amplas áreas de terra o modelo básico, incrementando a produtividade para atender as exigências de demanda atuais, incorporando uma aplicação mais atualizada das ciências biológicas nos sistemas de cultivo. (5)
continua...

Arquivo na íntegra Clique AQUI


WebMaster

Pesquisa da Assocon indica tendência de queda no confinamento em 2010

As vésperas de iniciar o primeiro turno do confinamento em 2010, os pecuaristas ainda estão cautelosos quanto à definição do volume de gado a confinar este ano. As causas passam principalmente pelo clima de incertezas do mercado com relação ao custo de aquisição do boi magro e os preços de venda do boi gordo projetado para a entressafra.
Estas são as principais informações do primeiro levantamento anual sobre intenção de confinamento da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon). A entidade ouviu 50 confinadores associados em nove estados (MS, MT, GO, SP, RJ, MG, MA, PR e PA), entre os dias 19 de abril e 07 de maio. O resultado aponta uma situação curiosa: apesar de projetar queda de 5,89% no rebanho confinado total em comparação com os números de 2009, a pesquisa mostra realidade diferente entre os pequenos e médios confinamentos e o grupo dos grandes confinamentos.
Segundo Bruno Andrade, zootecnista da Assocon e responsável técnico pela pesquisa, o primeiro grupo (médios e pequenos), caracterizado por pecuaristas com sistemas próprios de cria e recria, é menos dependente do mercado para preencher as vagas no confinamento. Esse grupo já conta com 84,86% do gado no curral e a projeção é crescer em torno de 8,5%. Por outro lado, os grandes confinamentos, que preenchem suas vagas com parcerias ou aluguel de currais para terceiros, projetam queda de 16,46%. Este grupo conta com 45,13% do gado comprado e/ou acordado.
Preocupação comum a todos os confinadores entrevistados é o movimento dos frigoríficos para ampliar suas estruturas de confinamento e preencher suas escalas na entressafra. Em relação à estratégia de vendas para 2010, 24% dos pecuaristas disseram que já fizeram ou farão ‘hedge’ (trava de preços) na BMF&Bovespa e 15% negociarão diretamente com os frigoríficos (mercado a termo). Os abates do gado confinado ficarão concentrados no segundo semestre de 2010, sendo 75% do total entre setembro e dezembro.
Alimentação estável – Fato positivo do levantamento da Assocon é que os custos da alimentação do gado permaneceram estáveis. “Muitos associados disseram estar conseguindo formular boas dietas com preços razoáveis. Em média o custo em reais por animal/dia gira em torno de R$ 3,41”, informa Bruno Andrade.
Com este cenário, a Assocon recomenda ao pecuarista cuidado com o excesso de exposição ao mercado. De acordo com o especialista da entidade, existe tendência de aumento do número de animais confinados por parte dos frigoríficos, tentando reverter essa possível queda do setor produtivo (pecuaristas). Se confirmada esta previsão, o final da entressafra poderá apresentar preços depreciados, diminuindo a rentabilidade da atividade. Já em relação ao custo de aquisição do boi magro, a Assocon entende que se não houver recuo dos preços ou o valor do boi gordo não aumentar, possivelmente o confinamento será menor do que o previsto no primeiro relatório de intenção. As informações são de assessoria de imprensa.

Fonte: Clipping Eletrônico ASSOCON | segunda-feira | 17 | maio | 2010 | edição 549
(Portal Agronlink- RS -14.05) (Portal BeefPoint- SP- 14.05) (Portal Rural Centro- MS - 14.05) (Portal Sindicato Rural de Três de Maio- 16.05)

segunda-feira, maio 10, 2010

XX Semana Acadêmica de Zootecnia - UFRuralRJ


Esta sendo realizada esta semana na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro a XX Semana Acadêmica de Zootecnia como tema Planejando e Produzindo um Futuro Sustentável. Sendo abordados vários temas sobre o futuro sustentável da Zootecnia relacionados aos diversos setores de produção.
Veja a Programação nas imagens acima. Basta clicar

Quer que publiquemos os cursos ou semanas acadêmicas ai da sua região?? mande-nos um e-mail
azootecnia@hotmail.com
azootecnia@yahoo.com.br

WebMaster

quinta-feira, maio 06, 2010

Codornas


Outro pedido, mas claro que se um esteje precisando, outros possam estar tambem. Não consegui muita coisa mas já dá pra te uma noção, pois estão com uma noção básica, acredito que a aquisição de materiais mais específicos e detalhados sejam uma boa forma de se instruir mais no assunto. No mais aproveitem o material, tem fica aqui um manual de criação de galinha d'angola, que querendo ou não tem hábitos semelhantes e através disso tirar uma noção maior para a criação de codornas!

Abraços a Todos e COMENTEM, CRITIQUEM, ELOGIEM

Clique nos link para o download!

Codornas1
Codornas2
Codornas3
Codornas4
Codornas5

Galinha D'angola 

quarta-feira, maio 05, 2010

Escola do pensamento Agropecuário




A Escola

A Escola do Pensamento Agropecuário foi criada em 2009 com o objetivo de contribuir com a produção de teses e oferecer aos homens e mulheres do campo, e suas famílias, o conhecimento necessário para desenvolverem, da melhor forma, o gerenciamento de sua propriedade.
A grande vocação econômica do Brasil é produzir alimentos com sustentabilidade levando o setor agropecuário a ser mais importante da economia brasileira. Para isso, o Sistema CNA / SENAR acredita que o conhecimento é o elemento fundamental que leva a autoridade necessária para acompanhar os imensos desafios que movem este grande negócio.
Um dos pilares da Escola do Pensamento Agropecuário é o Programa de Relacionamento Científico criado pelo Instituto CNA. Seu objetivo é desenvolver parcerias com as Universidades e fomentar estudos e pesquisas relacionadas aos seis grandes temas da Escola.
Os temas são:

Abastecimento e Renda, Meio Ambiente, Educação e Qualificação Profissional, Trabalho Decente e Pobreza Rural e Direito de Propriedade.

Fiquem atentos pois a Escola oferece Cursos pela Internet destinado as várias áreas de atuação no meio Agropecuário como Produtores rurais, dirigentes, sindicatos rurais e estudantes de Direito, Serviço Social, Sociologia, Agronomia, Engenharia Agrária, Veterinária, Zootecnia e outras áreas afins.
Bastanto apenas fazer o cadastro no site e receber as informaços por e-mail.
Uma ótima oportunidade de estar se informando do cotidiano real do meio agropecuário, pra quem já entende ou busca um primeiro contato. OS CURSOS SÃO INTEIRAMENTE GRÁTIS, bastando ficar atento as vagas, no final de cada curso o aluno receberá um certificado de participação!!

Link do site CLIQUE AQUI

Katia Abreu entrega propostas do setor rural à Dilma (PT) e Serra (PSDB) durante 76ª ExpoZebu

                                                                         Foto:Célio Messias, AE

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, entregou no dia 3 de maio de 2010, o documento O que esperamos do próximo Presidente a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff; e ao candidata do PSDB à Presidência, José Serra. A entrega ocorreu durante a abertura oficial da 76ª ExpoZebu, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). O documento reúne as propostas do setor rural que serão entregues a todos os candidatos ao Palácio do Planalto nas eleições de 3 de outubro de 2010.

A abertura oficial da Expozebu foi realizada pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes, que chamou a presidente da CNA para realizar a entrega do documento com as propostas dos produtores rurais aos candidatos à Presidência.

Na sequência, o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Reinhold Sthephanes recebeu uma placa da ABCZ, em homenagem pelos relevantes serviços prestados à pecuária. Logo após, o presidente da ABCZ entregou as medalhas do Mérito ABCZ aos agraciados deste ano. Depois foi a vez do atual ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi discursar; o governador de Minas Gerais Antonio Anastasia e o vice-presidente José Alencar. O direito de propriedade e a segurança jurídica no campo foram defendidos por todos.

O texto entregue a Serra e Dilma é resultado de uma série de discussões promovida pela CNA, Federações da Agricultura e Sindicatos Rurais em cinco edições regionais do seminário O que esperamos do próximo presidente. Houve debates em Salvador (BA), Palmas (TO), Goiânia (GO), Uberlândia (MG) e Curitiba (PR). O documento reuniu propostas de todas as regiões do País sobre os temas alimento seguro, insegurança jurídica, logística, meio ambiente, política agrícola, processo tecnológico, qualificação profissional e responsabilidade social.

CONTRA AS INVASÕES DE TERRAS

O vice-presidente José Alencar representou o presidente Lula na abertura oficial da Expozebu 2010 e em Uberaba assinou o abaixo-assinado a favor da implantação do Plano Nacional de Combate às Invasões de Terras. A criação desse plano foi proposta pela senadora Kátia Abreu, em documentação encaminhada ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, no início de abril.

A presidente da CNA argumentou que o Brasil já contou com ações específicas para combater o tráfico de drogas, de animais silvestres e de seres humanos, e que é necessária também uma ação específica para defender o direito de propriedade e impedir as invasões de terras no campo. O vice-presidente José Alencar assinou o abaixo-assinado, dizendo ser favorável ao cumprimento das leis. A campanha ter como objetivo arrecadar 1 milhão de assinaturas de cidadãos de todo o Brasil em apoio à plano de combate às invasões.

A cerimônia de abertura da Expozebu 2010 foi concluída com apresentação da bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, que em 2011 levará para o Sambódromo do Rio de Janeiro o samba-enredo Parábola do Grande Semeador, uma homenagem à atividade agropecuária brasileira, em ação que tem o apoio da CNA.

FONTE :Agência CNA
Link da Publicação

terça-feira, maio 04, 2010

Os mitos do vegetarianismo


Uma publicação feita por Stephen Byrnes, ND, Ph.D., RNCP, tradução de José C. B. Peixoto médico homeopata, sempre esteve na internet e muito criticada pelos "vegans",  não tiro o motivo ou a razão que induzem ao não consumo de produtos de origem animal, gosto é gosto! Mas acredito quem os bilhões de anos que se levaram até a existência do Homo sapiens deva existir uma razão por hoje termos uma dieta Onívora. Na alimentação retiramos parte dos nutrientes essênciais como vitaminas, minerais, gorduras e aminoácidos de alimentos de origem vegetal e parte de origem animal, o que torna cada nutriente insubistituível, caso contra irá determinar uma deficiência, causando algum problema de saúde. Isso não é nenhum tipo de inverdade, pois em qualquer que seja o livro ou trabalho estará escrito isso e certamente mais detalhado. Desde já esclareço que não é nenhum tipo de ataque a grupos vegetarianos apenas uma forma de explicar o que se tem feito e  que muito mudou.

Tá ai a primeira parte: Vale a Pena ler!

Os Mitos do Vegetarianismo
por Stephen Byrnes, ND, Ph.D., RNCP,
(tradução de José C. B. Peixoto médico homeopata)
"Uma determinação inflexível de levar o todo das evidências em conta é o único
método de preservar-se contra os extremos flutuantes da opinião em moda" 
Alfred North Whitehead

Bill e Tanya sentaram diante de mim, em meu consultório com um humor sombrio: eles tinham perdido há pouco o seu primeiro bebê no segundo mês de gravidez. Tanya estava particularmente chateada: “Por que isto aconteceu a mim? Por que eu falhei com meu bebê?" O jovem casal tinha vindo me ver principalmente por causa das infecções respiratórias periódicas de Tanya, mas também queria algum conselho de como eles poderiam evitar a preocupação de outro fracasso numa nova gravidez.
Questionando Tanya sobre a sua dieta, eu percebi rapidamente  a causa das suas infecções, como também de seu aborto: ela teve virtualmente não ingeria nenhuma gordura em sua dieta e era, basicamente, uma vegetariana. Por causa da retórica abundante da mídia sobre os supostos perigos do consumo de produto animal, ao contrário dos supostos benefícios para a saúde oferecidos por um estilo de vida vegetariano, Tanya tinha removido deliberadamente alimentos tais como a nata, manteiga, carnes e peixes de sua dieta. Embora ela gostasse de fígado, ela o tem evitado devido a preocupações com suas eventuais "toxinas."
Tanya e Bill saíram com um frasco de vitamina A, outros suplementos e uma prescrição dietética que incluía quantias abundantes de gorduras animais e carne. Ao deixar meu consultório, Tanya olhou para mim e disse com pesar: "eu às vezes não sei o que acreditar. Em todos os lugares eu recebo a recomendação de alimentos com baixo teor de gordura, e de origem vegetal. Eu segui isto, e olhe o que me aconteceu." Eu a assegurei que se ela e o marido mudassem suas dietas e que fosse dado um tempo suficiente para seu útero debilitado para se curar, eles seriam, no devido tempo, felizardos pais. Após eles se irem, eu tremi minha cabeça com descrença e preocupação: eu sabia que eles não eram os únicos.
Junto com o temor da gordura saturada e do colesterol das últimas décadas veio a noção que o vegetarianismo é uma opção dietética mais saudável para pessoas. Parece como se todo perito de saúde e todos os órgãos de saúde de governo estivessem estimulando as pessoas a comer menos produtos animais e consumir mais legumes, grãos, frutas e legumes. Junta a essas exortações são feitas afirmações e estudos que provariam que o vegetarianismo é supostamente mais saudável para as pessoas e que o consumo de carne causaria doença e morte. Porém, várias autoridades médicas questionaram estes dados, porém essas objeções têm sido ignoradas.
Como nós veremos muitas das virtuosidades vegetarianas não podem ser substanciadas e algumas são simplesmente falsas e perigosas. Há benefícios, com certeza, em dietas à base de vegetais para certas condições de saúde, e algumas pessoas podem funcionar melhor com menos gordura ou proteínas, mas, como um médico que já lidou com vários tipos de vegetarianos (até vegetarianos absolutos), eu conheço plenamente os efeitos perigosos de uma dieta destituída de produtos animais saudáveis.
É meu desejo que todos os leitores avaliem com mais cautela uma posição a favor do vegetarianismo depois de ler este artigo. É importante notar que há tipos diferentes de vegetarianismo, desde dietas lacto-vegetarianas (que incluem produtos lácteos) e dietas do tipo lacto-ovo-vegetariana (com a inclusão de produtos lácteos e ovos). As advertências nutricionais que se seguem são dirigidas, principalmente aos que têm uma dieta em que faltam totalmente produtos de origem animal. 

Esse não é nenhum mito é o caso relatado pelo Médico, depois irei postar os mitos e comentá-los.
COMENTEM VOCÊS


No mais fica o link pra download de toda a entrevista >>>>>  DOWNLOAD

Estudos questionam ligação entre carne e câncer

 

Uma revisão de evidências epidemiológicas sobre possíveis ligações entre carnes vermelhas e câncer não foi capaz de estabelecer uma ligação independente entre os dois, de acordo com um trabalho recente divulgado semana passada na convenção anual da indústria pecuária em San Antonio, Estados Unidos.

O estudo, chamado "Consumo de Carnes Vermelhas e Carnes Processadas e Câncer: Um Sumário Técnico de Evidências Epidemiologicas" foi escrito pelo epidemiologista, Dominik Alexander, e financiado pelos programas de Checkoff de carne bovina e suína.

Embora citando a dificuldade de identificar os fatores fundamentais envolvidos no câncer, Alexander disse que "nenhum mecanismo da carne bovina foi estabelecido como sendo responsável por aumentar os riscos de câncer em estudos humanos e a totalidade das evidências científicas disponíveis não suporta uma associação independente entre carnes vermelhas e processadas com o câncer".

Seu estudo incluiu a avaliação de centenas de estudos epidemiológicos sobre todos os tipos de câncer.

"Isso servirá como um recurso amplo nas associações epidemiológicas da carne vermelha e processada e o câncer para os acionistas das indústrias, pesquisadores da área de nutrição, educadores e comunicadores", disse o diretor executivo de pesquisa em nutrição da Associação Nacional de Produtores de Carne Bovina dos Estados Unidos, Shalene McNeill.

Um sumário executivo do estudo pode ser acessado aqui.

A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.



Fonte: BeefPoint

segunda-feira, maio 03, 2010

Fisiologia da Reprodução e Inseminação Artificial



Atendendo ao pedido de um estudante de Zootecnia da UFRPE estou postando arquivos sobre a Fisiologia da Reprodução, são manuais e tabalhos que consegui com outras pessoas que disponibilizaram arquivos na internet. Aqui no blog vou colocar alguns manuais, mas vou deixar o link com um arquivo zipado que contém 67 arquivos, dentre estes os manuais, trabalhos e algumas imagens sobre os diversos assuntos da Fisiologia da Reprodção e a Inseminação Artificial.

Apostila de Fisiologia da Reprodução
As prostaglandinas na Reprodução
Fisiologia Reprodução - Slides
Fisiologia e Endocrinologia da Reprodução - O ovário

Aqruivos de Fisiologia da Reprodução e Inseminação - Zipados - 38,0MB



COMENTEM!!!!!

WebMaster

Zoologia Aplicada, Zoonoses, Parasitologia, Higiene rural





Bom pessoal reuni um pouco de material que acredito seja o melhor que está tendo na net e estou colocando aqui pra vocês, se trata da parte de zoologia aplicada e higiene rural, acredito que vai ser muito útil.
no mais mandem um e-mail que disponibilizo outros materiais.

Todos os arquivos estão em formato .PDF basta clicar no nome do arquivo aí emcima que irá redirecionar para o 4shared.com para o download!


APROVEITEM E COMENTEM!


WebMaster